
Anti-galactogênio não hormonal para cadelas e gatas. Indicado para a interrupção da pseudo-gestação e lactação pós-parto. Contralac induz a regressão dos sintomas indesejáveis encontrados na lactação da pseudogestação.
Posologia:
Cadelas: 0,1mg/kg de peso corporal a cada 12 horas
Gatas: 0,125mg/kg de peso corporal a cada 12 horas
Administrar por via oral a dose calculada em função do peso do animal.
Para alguns animais que não respondem ao tratamento nos primeiros oito dias, a continuação da terapia por mais quatro a oito dias pode ser necessária.
Propriedades:
A metergolina é um derivado sintético do Ergot, com ação antagonista serotonina a nível de receptores do sistema nervoso autônomo. Ela atua inibindo competitivamente os receptores de serotonina no hipotálamo, o que leva a uma inibição da secreção de prolactina pela hipófise e, conseqüentemente, a interrupção da produção do leite pelas glândulas mamárias.
A metergolina é rapidamente absorvida após administração oral, alcançando concentrações plasmáticas terapêuticas duas horas após administração. Sua metabolização ocorre à nível hepático, e a eliminação - relativamente lenta, em torno de doze horas - ocorre 90% através das fezes (excreção biliar) e 10% através da urina.
Administrado a dose terapêutica de 0,2 mg/kg de peso corporal/dia, o Contralac® induz a regressão dos sintomas indesejáveis encontrados na lactação da pseudogestação (aumento de volumes das mamas, produção de leite e alterações de comportamento) e à interrupção da lactação do pós-parto.
Vantagens:
Princípio ativo não-hormonal.
Inibe a lactação em qualquer fase do ciclo estral da cadela ou da gata.
Efeitos Colaterais:
Vômitos ou diarreia moderados.
Modificação do comportamento (agitação).
Raros casos de intolerância ao medicamento são observados.
Nessas situações, recomenda-se a interrupção do tratamento.
Contra Indicações:
Não administrar o produto em fêmeas gestantes.
Precauções:
Fêmeas gestantes.
Validade:
24 (vinte e quatro) meses após a data de fabricação.